quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O computador como ambiente de aprendizagem

O processo de aprendizagem depende da maneira que o aluno aprende. O aluno de hoje nasceu em um mundo digital, então encontrará mais facilidade para aprender com os recursos digitais. O uso das TIC’s facilita a busca, a rapidez, possibilidade de armazenamento e organização da informação , mas não garante o conhecimento.
Partindo do pressuposto que o conhecimento não pode ser transmitido e sim, construído, o computador pode ser visto com uma ferramenta dinâmica onde o aluno poderá realizar tarefas interagindo com o conteúdo de forma ativa. Com objetivos bem fundamentados em um projeto de aprendizagem, essa tecnologia poderá favorecer não só a busca de informações, mas a criação de ambientes de aprendizagem ajudando na compreensão de conceitos simples e complexos. Muitos softwares possibilitam simulações do cotidiano, nele podemos testar e reformular hipóteses, rever e reformular raciocínio, chegar à conclusões. Acredito muito na aprendizagem por meio de problemas. Simular o problema e resolvê-lo num ambiente interativo permite avaliar melhor erros e acertos antes de sua aplicabilidade. O computador usado dessa forma constitui uma ferramenta poderosa de aprendizagem.
Mas o professor deve tomar a posição de orientador de fato dessa aprendizagem; o aluno estar totalmente engajado; os órgãos competentes fazerem a sua parte, como repensar a quantidade de conteúdos impostos para simplesmente fazer um exame de vestibular( tornando o ensino superficial), oferecer formação continuada que permita simular esse ambiente de construção do conhecimento, reservar dentro da carga horária do professor tempo para estudo; as universidades responsáveis pela formação inicial do professor reverem o currículo e metodologias, senão cairemos novamente no deslumbramento de uma nova prática sem colheita.
O computador por si só, não irá melhorar a educação no Brasil, pois os problemas da nossa educação são muito maiores do que fazer mudanças de práticas pedagógicas. Mas não incluindo, a escola perderá espaço e ficará seriamente comprometida.